PROJETO POESIA

                                    PROJETO POESIA                                           

Licença Creative Commons
O trabalho Projeto Poesia de Escola Municipal Maria Tôrres Horta está licenciado com uma LicençaCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emhttp://pt.slideshare.net/maysilva77/projeto-poesias-educao-infantil.



IDENTIFICAÇÃO


Escola Municipal Maria Torres Horta
Turmas: Educação Infantil: 2º Período
Diretora:Sandra Duarte Lage Santos
Vice-diretora:Aparecida Dias de Oliveira Torres
Professores regentes de turma:Jane Malta; Josélia,; Carem Madureira; Maria Elizabeth; Vânia Félix;
Professor de biblioteca:Perpétua;
Professor de informática:Néa Bretas;
Professor de Educação Física: Krislayne;
Professores de Apoio:Valdinéia, Vânia Lage e Dilza
Monitoras:Vera Maria, Tamara, Maria das Dores e Carolina
Especialista:Lúcia Maria da Silva
Coordenadora do DADP: Maria Aparecida de Souza

TEMPO DE DURAÇÃO: Agosto a Novembro de 2015



PROBLEMATICA


Outubro é o mês do Poeta Carlos Drummond de Andrade. Diante do aniversário  do poeta conterrâneo, vê-se a necessidade de trabalhar seus poemas e de outros poetas também   a fim de  desenvolver o gosto por poemas desde os  primeiros anos escolares. 


DETONADOR: MOMENTO CULTURAL

Apresentação com professores, monitores e alunos para despertar interesse e levantar questionamentos sobre alguns poetas e seus poemas:
·         Parêmia de cavalo – Carlos Drummond de Andrade (Jane e alunos)

·         As meninas – Cecília Meireles (Vera e Giovana de Betinha, Bárbara de Vânia Félix e Maria Vitória de Carem)



·         A chácara de Chico Bolacha -  Cecília Meireles (Jane)

·         As duas velhinhas - Cecília Meireles (Vera, Vânia Lage e Maria José)

·         O gato - Vinícius de Moraes (Luiz Fernando de Jane, Maria Clara de Josélia e Monique de Carem)

·         O girassol - Vinícius de Moraes (Tamara)

·         A galinha d'angola - Vinícius de Moraes (Jane)



INTRODUÇÃO 


A poesia não está presente apenas em poemas, mas também em objetos, paisagens e outras formas de expressão artística, pois são caracterizadas pela utilização de recursos que expressam as diferentes formas de linguagem e provocam diferentes emoções naqueles que recebem a mensagem. “Dentre os recursos usados para causar efeitos e sensações em quem está lendo, estão os recursos sonoros, como por exemplo o ritmo, a rima, a aliteração, entre outros, e o uso da linguagem para sugerir imagens, como as metáforas e as personificações, por exemplo.” (PETRIN, 2015)

Sendo os poemas uma forma de expressão que utiliza várias figuras de linguagem,  Natália Petrin (2015) esclarece que “esses são também poesias, mas usam a palavra como matéria prima. Trata-se de obras em verso, composições poéticas, ou ainda refere-se à arte de retratar no papel a poesia.” Poema é um dos gêneros textuais, carregados de poesia e que expressam sentimentos, musicalidade, sonoridade, desenvolve a oralidade e o interesse pela leitura de forma prazerosa.   
   
 Segundo Magda Soares (2015, p. 11),  poemas vão encantar as crianças e, ao mesmo tempo, vão ajudá-las a voltar a atenção para os sons das palavras, para as rimas, para o ritmo das frases, para aliterações, o que é essencial para que elas façam a descoberta fundamental para a compreensão do sistema alfabético: representamos na escrita os sons das palavras, não o significado das palavras. (BRASIL. MEC/SEB, 2015)

Para Machado e Batista (2015)  “a infância uma fase da vida caracterizada pela forte presença do brincar, a convivência com textos literários poéticos que exploram elementos lúdicos tais como repetições e jogos de palavras, com forte apelo sonoro, pode favorecer o desenvolvimento do letramento literário das crianças que, nessa fase, encontram-se com a curiosidade aguçada pelas novidades  apresentadas pelas linguagens escrita e oral.” (BRASIL. MEC/SEB, 2015, P. 18)
As autoras  esclarecem ainda  que “cabe assinalar ainda que, pelo texto poético, a atenção da criança se volta para o plano sonoro da língua, o que contribui para o estabelecimento de relações e distinções entre escrita e oralidade, importante etapa para o sucesso da alfabetização. Os recursos sonoros dos textos em verso são, portanto, atraentes para as crianças em processo inicial de alfabetização e fundamentais para o desenvolvimento da consciência fonológica.”  (BRASIL. MEC/SEB, 2015, P. 19)

Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos das turmas de educação infantil. De forma lúdica é possível ampliar as possibilidades de comunicação, expressão e interesse pelos gêneros literários.

Dessa forma, a poesia nos leva a conversar, explorar ritmos, sonoridades, desenvolver a sensibilidade, descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real. Sendo assim, o lúdico, a imaginação, a fantasia e o faz de conta serão as ferramentas fundamentais para o desenvolvimento desse projeto.



JUSTIFICATIVA

Itabira é historicamente a pátria do grande poeta Carlos Drummond de Andrade, e no ano de 2014 foi indicada a receber o título de Capital Nacional da Poesia. Considerando o mês de outubro o aniversário do poeta Drummond, juntamente ao aniversário da cidade e atendendo a proposta da consultoria Positivo em desenvolver um projeto na escola, decidiu-se em conjunto a trabalhar o tema poesia visando desenvolver o interesse das crianças por poemas. Desta forma, serão trabalhados poemas de Drummond, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.


OBJETIVO GERAL

Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Desenvolver o prazer pela leitura, assim como expressão corporal, musicalidade, imaginação, fantasias e faz de conta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


  •  Conhecer obras dos autores;
  •  Desenvolver a capacidade de pensamento crítico;
  • Apresentar aos alunos, pais e comunidade escolar;
  •  Introduzir o trabalho com a língua escrita através das músicas;
  • Despertar nos alunos o gosto pela poesia e texto literário;
  • Trabalhar as músicas sensibilizando os alunos pelos diversos ritmos musicais;
  • Trabalhar através de brincadeiras a motricidade, esquema e consciência corporal;
  •  Trabalhar as percepções;
  •   Desenvolver a oralidade;
  •  Desenvolver afetividade e sensibilidade;


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES  QUE SERÃO TRABALHADAS AO LONGO DO PROJETO

 ARTES VISUAIS:

  • Valorizar as suas próprias produções e das outras crianças e da produção de arte em geral.
  •  Explorar das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
  • Coordenar vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, pintar, desenhar, alinhavar, amassar, abrir e fechar, amarrar e desamarrar e outros;


 IDENTIDADE E AUTONOMIA:


  • Ter uma imagem positiva de si ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades;
  • Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
  • Participar em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, objetos, os temas, o espaço e os personagens.
  • Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
  • Expressar e manifestar o controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
  • Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
  • Participar de situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço.

 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:


  • Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos, e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
  • Conhecer e participar em jogos verbais, poemas e canções.
  • Expressar ideias através do desenho.
  • Observar e manusear e familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros gêneros textuais;
  •  Apreciar, participar e reproduzir a leitura feita pelo professor;
  • Participar de situações que envolvam a necessidade da expressão oral argumentando suas ideias e pontos de vista.

 MATEMÁTICA:


  • Utilizar da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconhecem sua necessidade.
  • Construir as primeiras ideias sobre quantidade.
  • Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas utilizando seus conhecimentos prévios.



 MOVIMENTO:


  • Perceber as estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
  • Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc. para ampliar gradualmente conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
  • Valorizar as suas conquistas corporais.
  • Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.



 MÚSICA:


  •  Participar em jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ ou a improvisação musical.
  •  Desenvolver a memória musical.
  •   Escutar e apreciar obras musicais de diversos gêneros.
  •  Explorar e identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

NATUREZA E SOCIEDADE:


  • Participar em atividades que envolvam brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
  •  Identificar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
  • Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
  
       METODOLOGIA

METODOLOGIA
O QUE JÁ SABEMOS?
O QUE QUEREMOS SABER?
E COMO DESCOBRIR?

Carlos Drummond de Andrade Nasceu em Itabira.
Itabira tem muitos poemas de Drummond  em placas nas ruas;



- Quem são os autores dos poemas apresentados no momento cultural  feito pelos professores e monitores?
- Esses poetas ainda estão vivos?
- Eles escreveram outros poemas e histórias para crianças?
- A escola tem livros desses autores?
- Porque tem gente que canta os poemas?
- Podemos cantar os outros poemas?
- Como se faz livros?




Roda de conversa;
-Perguntando pra professora.
- Pedindo a Tia da biblioteca pra mostrar os livros pra gente.
- Lendo os livros na escola.
- Pedindo a professora pra ler.
- Pesquisando na internet com a Tia da informática.
- Assistindo os desenhos com a Tia da informática.
- Fazendo atividades na escola e nas tarefas para casa.
- Escutando o CD que a tia passa no som.
- Conversando com a nossa mãe.

- Repetindo o poema quando a tia fala.
- Mexendo no netbook
- Pedindo a professora pra ler o livro.
- Perguntando a professora porque ela sabe tudo.
- Escrevendo na folhinha que a professora dá.
- Ensaiando com a mamãe, com o papai, com a vó e a tia.
- Pesquisando nos livros, no tablete e no celular.
- Perguntando o pessoal de casa e da escola, mas não pode perguntar pra gente estranha.
- Perguntando as tias da escola.
- Perguntando pra diretora.

       CRONOGRAMA


ATIVIDADES
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
Semanas
Semanas
Semanas
Semanas

1ª 
1ª 
1ª 
Proposta do trabalho pela coordenação
x
x


















Elaboração do Projeto com a equipe da escola


x
x
x















Momento cultural – Detonador do projeto  (Equipe da escola e alunos)




x















Estudo das biografias dos autores





x














Desenvolver atividades com os poemas



x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Sarau Poético
















x
x


Seminário final  Positivo



















x

PROPOSTA DE ATIVIDADES:

     Trabalhar as fotografias e uma pequena Biografia de cada um dos autores.
·         Explorar as biografias com vídeos e jogos  na oficina de informática.

VAMOS CONHECER  OS AUTORES:

1) Carlos Drummond de Andrade



Carlos Drummond de Andrade nasce em 31 de outubro de 1902, em Itabira, centro de Minas Gerais, o nono dos catorze filhos dos primos Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta Drummond. Da união do racional e moderno coronel Carlos – foi o primeiro itabirano a usar cimento para asfaltar a calçada e também o primeiro a instalar uma banheira em casa – com a jovem que preenchia todos os quesitos da educação clássica dada às moças da época – francês, música, costura, catolicismo – nasce o poeta, que, de certo modo, virá a ser uma comunhão das características dos pais.
Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1987, doze dias depois do falecimento de sua filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade.(KUSUMOTO, 2015)

2) Vinícius de Moraes



Vinicius de Moraes nasceu no dia 19 de outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro, e faleceu no dia 09 de julho de 1980 em sua cidade natal. Ele foi poeta, compositor, jornalista, dramaturgo e diplomata!
Vinícius, um menino levado que só, era sempre o líder das aventuras entre os irmãos. Criativo, cismou que queria ser poeta e começou logo a estudar poesia. Depois decidiu que não queria só escrever: começou a tocar uma notinha aqui, outra acolá, e juntando tudo, não é que deu samba?
Mesmo com o sonho de ser poeta, o menino Vinícius não podia imaginar que seria um dia o famoso Vinícius de Moraes. Não fazia ideia de como ia ser importante para o Brasil e de que uma música sua seria a segunda mais tocada em todo o planeta – “olha, que coisa mais linda, mais cheia de graça…”
Vinicius também ficou conhecido por seus poemas infantis: os poemas da obra A Arca de Noé viraram disco totalmente voltado para crianças. O poeta escrevia para seus filhos, Suzana e Pedro de Moraes, suas grandes inspirações. Que tal conhecermos alguns de seus poemas infantis? O Escola Kids escolheu três lindos poemas de Vinícius de Moraes que certamente vão deixar você com muita vontade de conhecer mais ainda a obra desse grande escritor. (VILARDO, 2015)

3) Cecília Meireles



Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1901. O começo da sua vida foi marcado por situações difíceis. Seu pai, Carlos Alberto, morreu 3 meses antes dela nascer e sua mãe, Matilde, faleceu quando ela tinha 3 anos. Mas ela não ficou sozinha, ela tinha uma avó muito especial chamada Jacinta. Vovó Jacinta adorava a neta, vivia cantarolando cantigas antigas e falando ditados populares para a Cecilinha. Havia também a Pedrina, que era a babá da Cecília.
Pedrina sabia muitas histórias do saci pererê e da mula-sem-cabeça. Na casa de Cecília havia um quintal. Quintal tem sempre passarinhos, um galo serelepe, uma pata com seus patinhos...
Na casa havia um mundo encantado: o mundo dos livros!
Cecília já gostava dos livros antes mesmo de aprender a ler. Gostava de brincar com os livros, inventava histórias e músicas para divertir as suas bonecas. Escreveu o seu primeiro poema aos 9 anos. Cecília era uma ótima aluna, até ganhou uma medalha de ouro das mãos do poeta Olavo Bilac.

Aos 16 anos Cecília já era professora e aos 18, já havia lançado o seu primeiro livro de poesia: “Espectros”. Um dia perguntaram para a Cecília, qual era o seu escritor preferido. Ela respondeu que gostava de todos os escritores que escreviam bem. Mas Cecília gostava de um livro que ela julgava especial: O Dicionário! (COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES, 2015)
·         
CONHECENDO ALGUNS POEMAS:

Poeta Carlos Drummond de Andrade

Festa no Brejo


  • Leitura do poema em cartaz

  • Conversa informal, dentro do universo infantil, sobre os diferentes espaços naturais e características dos terrenos em torno da escola  e onde moram.
  • Os diferentes jeitos de denominar um terreno úmido: brejo, pântano, charco, encharcado, pantanal, etc.
  • Animais que vivem no brejo
  • Trabalho com letras móveis para formar palavras chaves do texto
  •  Confecção do sapo em papel jornal ou EVA
  •  Pintura do sapo em papel.
  • Apresentação do poema em jogral pelos alunos
  • Vídeo (aula de informática)
https://www.youtube.com/watch?v=qrVEUhKPF3g


A lagoa

  • Leitura do poema pelo professor


  •  Apresentar o poema em cartaz
  • Compreendendo o poema. (por meio de perguntas orais feitas pelo professor e pelos alunos)
  • Conversa informal sobre as características e diferenças  do mar e da lagoa, pra que serve a lagoa, quem já viu o mar ou a lagoa, etc.
  • Pintura de um quadro “A lagoa” na cartolina ( Atividade em grupo)
  •  Confecção de painel com os cartazes
  • Trabalho com letras móveis para formar palavras chaves do poema
  •  Registro das palavras formadas
  • Declamação do poema pelos alunos
  •  Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.


Cidadezinha qualquer

  •  Leitura do poema pelo professor
  • Apresentar o poema em cartaz
  •  Ilustração do poema
  •  Memorização do poema
  •  Cantar o poema
  • Realizar atividade de arte com montagem de uma cidadezinha feita com casinhas de caixinhas de papelão.
  •  Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.



   POETA:  VINÍCIUS DE MORAES

As borboletas



  • O professor deverá escrever em papel pardo (em forma de cartaz) o poema  AS BORBOLETAS pendurar na parede da sala em local visível e acessível, para realizar a leitura junto com os alunos;
  • Poema lacunado: individualmente em seus cadernos os alunos irão completar o poema as palavras que estão faltando;
  •  Levar as crianças identificar as vogais, além de reconhecer a consoante “B” (de borboleta)
  • Vídeo  “A borboleta sem asas
  • Vídeo “a borboleta Luna”
  • Brincar com as borboletas de papel ouvindo uma música suave.
  • Montagem do painel na sala de aula.
  • Levar imagens sobre a metamorfose da borboleta, para que as crianças percebam que a borboleta já foi uma lagarta.
  •  Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.



História contada "Romeu e Julieta" -  Professora de Biblioteca: Perpétua



As Abelhas



  • Fazer leitura coletiva do poema fixado na parede da sala;
  •  Cantar o poema (utilizar CD) ;
  • Recitar a poesia
  •  Confeccionar a abelha com isopor ou papel marchê.
  •   Ilustar o poema.
  • Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.






O pato




  • O professor deverá escrever  em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA  e pendurar na parede da sala, em local visível e acessível, para  realizar a leitura junto com os alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música do poema  e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
  • Identificar e copiar no caderno as palavras com a letra P;
  • Fazerem  lista de objetos com a letra P;
  • Trabalhar versos, estrofes e rimas;
  • Todos deverão ilustrar o poema;
  • Texto lacunado para ser preenchido com palavras que faltam, visualizando sempre o poema;
  • Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.



A casa




  • Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do poema e cantar com os alunos.
  • Ilustrar o poema;
  • Trabalhar versos, rima e estrofes;
  • Fazer leitura coletiva do poema com os alunos;
  • Pedir que  identifiquem, no cartaz, algumas  palavras  com consoante C;
  •  Trabalhe a palavra chave CASA, com que letra começa?  Quantas letras tem a palavra? Quantos pedacinhos, sílabas?Vamos contar nas palminhas? CA-SA; Que outras palavras vocês conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos escrever uma lista de palavras que iniciem com a letra C? 
  •  Tipos de moradias que eles conhecem, o professor será o escriba na produção de texto que fale sobre o lugar aonde eles moram, interrogue-os, questione-os, levem os a pensar e analisar a situação,   
  • Após leitura do poema, A casa, distribui palitos de picolé para as crianças construírem suas casas de acordo com sua imaginação;
  • Relembrar o numero zero e encontra-lo na poesia.
  • Quebra cabeça da casa
  • De acordo com o poema fazer o jogo das silabas;
  • Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.



          POETIZA: CECÍLIA MEIRELES
            
Cavalinho Branco


  • Ler o poema Cavalinho branco
  • Explicar que a poesia possui rimas
  • Apresentar várias cartelas com sílabas das palavras que rimam
  • Brincar de fazer mimica através do poema.
  • Trabalhar a palavra Liberdade encontrada no poema. Com uma chuva de ideias. Perguntar se eles sabem o que é liberdade.
  •   Em  outro momento fazer uma proposta aos alunos de elaborar uma lista com nomes de brincadeiras que envolvam liberdade, fazendo as anotações em uma  folha de papel, associando as brincadeiras com o significado da palavra LIBERDADE.  
  •  Levar os alunos para fora da sala e propor que eles brinquem das brincadeiras descritas por eles no dia anterior.
  • Ilustrações livres para compor o cenário do Cavalinho branco
  •  Confeccionar o cavalinho
  • Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.


A bailarina

  •   Leitura do Poema
  • Brincar com rimas : Perguntar aos alunos: Vocês sabem brincar com as palavras? Eu vou começar e vocês continuam. Nesse momento falar seu nome acompanhado com uma palavra que rima (Ex. Meu nome é Gabriela e eu cozinho na panela);
  • Procurar saber se as crianças conhecem alguém que gosta de fazer poesia ou de declamar.
  • Propor a ilustração da poesia.
  • Confeccionar a bailarina em jornal.
  • Fazer a exposição.
  • Convidar as crianças para dançar igual a bailarina
  • Propor que formem pequenos grupos e criem poesias através de desenhos.
  • Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.


O Vestido de Laura



  • Pergunte aos alunos o que esperam do poema a partir do título.
  • Ouça cada opinião com atenção, pois nessa fase de levantamento de hipóteses é possível conhecer o perfil de leitor dos alunos e conduzi-los a uma leitura crítica do poema.
  • Em seguida, leia o poema. Entretanto, faça a leitura por partes, apresentando uma estrofe de cada vez. A ideia é que o texto vá se descortinando aos poucos aos olhos dos alunos e que eles descubram gradualmente a beleza do texto. Peça-lhes para observar o ritmo e as rimas.
  • Após a leitura pausada do poema, proponha questionamentos para a compreensão do poema, tais como:
1.    Vocês observaram rimas no poema?
2.    Em quais versos estão as rimas?
3.    Como é o vestido de Laura?
4.    Descrevam o primeiro babado do vestido.
5.    E os outros babados, como são?
6.    Vocês percebem algum movimento no segundo babado do vestido?
7.    Qual palavra sugere o movimento na descrição desse babado?
8.    Como descrito o terceiro babado? Seria um babado mágico?
9.    Como você entende o verso "talvez de  lenda..."?
10. O que sugerem os versos "vamos ver agora / sem mais demora"?
11. Por que é necessário ir depressa, sem demora?
12. Qual o sentido dos versos "que as estrelas passam, / borboletas, flores / perdem suas cores"?
13. A última estrofe chama o leitor de volta ao mundo real, comandado pelo tempo que passa. Nesse sentido, qual a lição sugerida pelo poema?

  • Explorar o poema com vídeos e jogos interativos na oficina de informática.



Leilão de Jardim


  • Texto em cartaz Leilão de Jardim
  • Texto lacunado (as lacunas devem ser nos nomes dos elementos: bichos e flores, etc.). Fazer os nomes desses elementos, em papel cartolina colorido em tiras;
  •   Fazer a leitura do poema com as crianças em voz alta apontando as palavras e questionando quais as palavras que estão faltando e solicitando que as crianças peguem a palavra sobre a mesa e a fixe no local da lacuna.
  •   Ler coletivamente o poema várias vezes, apontando as palavras no cartaz,
  •    Explorar as rimas, jogando com as palavras.
Linguagem oral


  •  Questionar às crianças quanto:
  • Qual é o título do poema?
  • Quem é o seu autor ou autora?
  •  Sobre o que fala o mesmo?
  •   Se já visitaram um ou mais jardins?
  • Quais jardins já visitaram? Tinha o que?
  •   Era igual ou diferente do jardim do poema? Em que?
  • Na comunidade tem jardim? Como é o nome? Tem o que?
  • Declamação do poema em jogral: meninos leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira. Observe a entonação da voz dos alunos durante a leitura.
·         Questione-os sobre o que eles perceberam no poema:
1.    Como ele está escrito?
2.    Suas frases vão até o final da linha?
3.    Como são chamadas as partes que compõem um poema?
4.    Qual o nome  das palavras que terminam com o mesmo som?
5.    O que havia no jardim retratado no poema?

  • Criar outras rimas com as palavras do poema
  • Faça atividades que envolvam tentativas de leitura e escrita, como por exemplo: retome o cartaz com o poema “Leilão de Jardim” e entregue folhas em que ele esteja escrito; peça aos alunos que procurem determinadas palavras no texto, circulando-as e que tentem escrever o nome dos animais do poema.


RECURSOS QUE SERÃO UTILIZADOS:

DVDs, CDs, micro system, projetor multimídia, computador,  Livro didático, Portal aprende Brasil Positivo, papel, cartolina (para montagem de cartazes), Tinta, Lápis, Sucata, tecido, etc.

AVALIAÇÃO:

Continua, através de observação e registro da participação e envolvimento dos alunos.


CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Elaboração do livro de poemas
Confecção de uma colcha de retalhos ou banner com poemas e pintura dos alunos
Sarau poético na escola
Seminário final  com socialização de todas as atividades.



REFERÊNCIAS:

Allan Melo (2015) Marisa Monte As Abelhas (Arca de Noé 2013). [Arquivo vídeo]. Disponível.  <https://www.youtube.com/watch?v=HcX8Dq87xaA>. Acessado em:  14 de set. de 2015.

Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987. Alguma poesia/ Carlos Drummond de Andrade; posfácio Eucanaã Ferraz — 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2013. ps: 31;46 e 49.

André Morais (2014). Lendo A Lagoa de Drummond. [Arquivo vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bX3_0ILXsmI>  Acessado em: 14 de set. de 2015.


Antônio Bocaiuva (2013). O Pato - Vinicius De Moraes. [Arquivo vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1UCvdMcYayY> Acessado em:  14 de set. 2015.


BRASIL, MEC/SEB. Literatura na hora certa : guia 1 : 1º ano do ensino fundamental: PNLD/PNAIC :alfabetização na idade certa 2015 / Ministério da Educação, Secretaria de EducaçãoBásica. Brasília: MEC/SEB, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21388&Itemid=1356>  Acessado em 31/08/2015.

Canal de Felixconsultor (2012). Cecília Meireles Leilão de Jardim. [Arquivo vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TP7r6Nnczzk. Acessado em 14 de set. de 2015.

Canal de ppfandaarte  ( 2012)  A Borboleta sem Asas (Completo) - Especial TV Cultura/TV Ra-Tim-Bum. [arquivo vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q31R-O3YrHU> Acessado em 18 de set. 2015.

Canta Conta (2013). Canta e Conta no Quintal da Cultura A Casa (Vinicius de Moraes). [Arquivo vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U8M5V_YbSgk>Acessado em 14 de set. de 2015.

Cantor Humberto (2012). A Vida da Borboleta – com animação. [Arquivo vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CdUkI74kZhA> Acessado em 14 de set. de 2015.

Colégio Cecília Meireles  . Biografia de Cecília Meireles – desenvolvida pelos alunos do 5º ano. São Carlos/SP 2009. Disponível em <http://www.ceciliameireles.com.br/poetisa.html> Acessado em: 26/08/2015.

Daniel MP (2014). A casa - Vinicius de Moraes (videoclipe). [Arquivo vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jb5z-_TyJfw.Acessado em 14 de set. de 2015.

Elvira Bagarolli. (2012). As borboletas - Adriana Calcanhoto. [Arquivo vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L4_rvMJtcSA> Acessado em 14 de set. de 2015.

Kusumoto, Meire. De Itabira para o mundo. Especial Carlos Drummond de Andrade. Disponível em <http://veja.abril.com.br/infograficos/especiais/carlos-drummond-de-andrade/> Acessado em 26/08/2015.

Margareth Ayres (2013) A Bailarina - Cecilia Meireles. [Arquivo vídeo]. Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=qrVEUhKPF3g> Acessado em 14 de set. de 2015.

Mayakovisk1(2011). Katia Sami - Para Minhas Crianças: Cavalinho Branco - Cecília Meireles. [Arquivo vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Sl9BATgjC6s>. Acessado em 14 de set. de 2015.

MEIRELES, Cecília/  Beatriz Berman (ilustração). Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1990.

Momentos da Familia Leão (2009). O Vestido de Laura - Móbile Sonoro. [Arquivo vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mv9gcRbeD3Y> Acessado em: 14 de set de 2015.

MORAES, Vinicius de. A Arca de Noé. São Paulo, Rio de Janeiro: Sabiá, 1970. reed. Aumentada,São Paulo: Companhia das Letras, 1991. 2a ed. aumentada, São Paulo: Companhia das Letras,2004.

O Show da Luna(2015)  Borboleta Luna .Clipe Musical 12. [arquivo vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2_cLsGvvun4> Acessado em  18 de set. de 2015.

 Paloma Ortega (2013). O Pato - Vinicius de Moraes. [Arquivo vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eYk7SVv-bOA> Acessado em: 14 de set. de 2015.

PETRIN, Natália. Poema e Poesia, qual a diferença?  Disponível em <(http://www.estudopratico.com.br/poema-e-poesia-qual-a-diferenca/)>. Acessado em 25 de ago. 2015.

Quintal da Cultura (2014). Quintal de Versos: Festa no Brejo - Quintal da Cultura. [Arquivo vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l-lv2NsdrZ4> Acessado em: 14 de set de 2015.

Quintal da Cultura ( 2012). A Borboleta Azul. [Arquivo vídeo]. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=eKbQe8SrWW0> Acessado em; 14 de set. 2015.


Vilardo, Isadora. Saudoso Poetinha, in Ciências Hoje das Crianças. 24 de out de 2013 Disponível em <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/saudoso-poetinha/> Acessado em:  26 de ago. De 2015. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário