quinta-feira, 3 de março de 2016

E. M. Maria Torres Horta: PROJETO POESIA




PROJETO : POETIZANDO A INFÂNCIA



                   
             PROJETO POESIA                
             INTRODUÇÃO  


A poesia não está presente apenas em poemas, mas também em objetos, paisagens e outras formas de expressão artística, pois são caracterizadas pela utilização de recursos que expressam as diferentes formas de linguagem e provocam diferentes emoções naqueles que recebem a mensagem. “Dentre os recursos usados para causar efeitos e sensações em quem está lendo, estão os recursos sonoros, como por exemplo o ritmo, a rima, a aliteração, entre outros, e o uso da linguagem para sugerir imagens, como as metáforas e as personificações, por exemplo.” (PETRIN, 2015)

Sendo os poemas uma forma de expressão que utiliza várias figuras de linguagem,  Natália Petrin (2015) esclarece que “esses são também poesias, mas usam a palavra como matéria prima. Trata-se de obras em verso, composições poéticas, ou ainda refere-se à arte de retratar no papel a poesia.” Poema é um dos gêneros textuais, carregados de poesia e que expressam sentimentos, musicalidade, sonoridade, desenvolve a oralidade e o interesse pela leitura de forma prazerosa.   
   
 Segundo Magda Soares (2015, p. 11),  poemas vão encantar as crianças e, ao mesmo tempo, vão ajudá-las a voltar a atenção para os sons das palavras, para as rimas, para o ritmo das frases, para aliterações, o que é essencial para que elas façam a descoberta fundamental para a compreensão do sistema alfabético: representamos na escrita os sons das palavras, não o significado das palavras. (BRASIL. MEC/SEB, 2015)..

CONTINUE...

___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário