Nossa História

ESCOLA  MUNICIPAL  MARIA  TORRES  HORTA 


A Escola Municipal Maria Torres Horta localiza-se no bairro Pedreira do Instituto à margem da BR120, Rua da Vargem, s/n, município de Itabira – MG.
Com a nucleação das escolas rurais de Itabira em 1994, foi construído o Núcleo Pedreira que recebeu a denominação “Escola Municipal Maria Torres Horta”, nome de uma das escolas rurais nucleadas. O núcleo Pedreira foi formado pelas seguintes escolas rurais e comunidades:
- Gatos: Escola Municipal Maria Torres Horta
- Duas Pontes: Escola Municipal Francisco Vaz
- Fazenda da Palestina: Escola Municipal da Palestina
- Morro Santo Antônio: Escola Municipal D. Maria Senhorinha
- Fazenda do Gaspar: Escola Municipal Raul de Alvarenga
- Fazenda do Girau: Escola Municipal Virgínia Antônia Lage

______________________________________________________________________


Biografia da Professora Maria Torres Horta



Maria Drummond Tôrres Horta

Maria Drummond Tôrres Horta era filha mais velha entre 10 irmãos, seus pais eram Flaviano Procópio Tôrres e Isabel de Alvarenga Drummond. Ela nasceu em 18-05-1929, na Fazenda da Bolívia, município da cidade de Ferros, M.Gerais.

Quando criança estudou com professoras particulares em sua própria casa, na fazenda onde morava. Naquela época não existia escolas próximas, as crianças estudavam em suas casas. O curso ginasial cursou no Colégio Nossa Senhora das Dores em Itabira, nesse colégio as meninas moravam lá, só retornando para sua casa nas férias. Nessa escola ela fez muitas amizades, pois era uma moça muito alegre, educada e comunicativa. Gostava muito de Itabira e queria continuar morando lá, com seus tios, deixando de ser interna no Colégio para morar com seus parentes. Ela era muito apegada a eles , mas seus pais acharam melhor transferi-la para Conceição do Mato Dentro onde havia uma escola muito boa e ela faria então lá o Curso Normal, para se formar professora! Depois de formada voltou para sua fazenda onde lecionava para os filhos dos trabalhadores rurais. Casou-se em 1949 com o farmacêutico Délcio Horta. Desta união nasceram sete filhos. Destes filhos dois faleceram. Maria Drummond após o seu casamento foi morar em Coronel Fabriciano onde residiu por seis anos. Seus pais sempre sonharam em ter os filhos por perto e assim trouxeram a família de Fabriciano para Passabém, cidade bem próxima a Fazenda da Bolívia. Quando lá chegaram seu marido Délcio, que era farmacêutico, inaugurou uma farmácia onde atendia os moradores de toda região. Naquela época em 1955 não existia muitos médicos, e farmacêuticos eram poucos nas cidades pequenas como Passabém, assim sendo ele tinha sempre muitos clientes por lá. O marido trabalhava na Farmácia São José e ela cuidava dos filhos pequenos. Quando estes estavam já maiores ela foi lecionar no Grupo Escolar Luíza dos Santos Ferreira, naquela mesma cidade e depois lecionou no curso ginasial.

Com a necessidade de estudo para os seus filhos, que já estavam crescidos, ela juntamente com a família mudou-se para Itabira, onde foi dar aulas no Grupo Escolar Professora Maricas Magalhães, no Bairro da Praia. Como gostava muito desta escola, de seus alunos e de suas colegas professoras exerceu com alegria e dedicação a sua profissão, ensinar com amor era seu lema! Mesmo trabalhando na escola ajudava seu marido na Drogaria Pires, onde ele agora era o proprietário e farmacêutico. Com o crescimento da farmácia ela se viu obrigada a largar o Grupo Maricas Magalhães, que amava tanto, para administrar a firma do seu esposo. Trabalhou muito ao seu lado, sempre atendendo aos mais necessitados e aos que sofriam de doenças graves com muito carinho. Era querida no Bairro Alto Pereira onde ficava a Drogaria Pires. Gostava muito do trabalho voluntário e trabalhou na Casa da Amizade que pertencia ao Rotary Club, promovendo bazares, bingos, bailes para fins assistenciais.

Conviveu com muitos itabiranos e se sentia uma itabirana nata, de coração! Veio a falecer, depois de um derrame cerebral em cinco de janeiro de 1974, em Belo Horizonte. Toda a sua vida foi marcada pela coragem, amizade e dedicação ao seu serviço e uma dedicação também exemplar na criação de sua família. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário